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CURSO PARA
SECRETÁRIAS E ASSISTENTES
Aprimoramento de competências comunicativas e relacionais

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OBJETIVOS

O projeto objetiva, de forma global, proporcionar às secretárias e assistentes aprendizado e crescimento que geram melhorias nos processos empresariais, através do desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais essenciais para otimizar o desempenho da função de assessoria.

PROGRAMA

MÓDULO COMPORTAMENTAL

DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

  • - Contextualizando: Novos tempos...... novos comportamentos...
    • . Impacto da competência emocional nas as relações profissionais
  • - Autoconhecimento:
    • . Auto e hetero percepção.
    • . Desenvolvimento pessoal e maturidade emocional.
  • - Gerenciamento das emoções:
    • . A autossustentação emocional.
    • . Como lidar com as emoções.
  • - Convivendo com a diversidade:
    • . Captando sutilezas nos estilos.
    • . Administrando as diferenças.
  • - As relações sociais:
    • . As dificuldades mais comuns na convivência humana.
    • . Entrosamento, sinergia, relacionamento e respeito mútuo.
    • . Exercícios: para o desenvolvimento da inteligência emocional.
  • - A Resiliência e sua influência na competência emocional

GESTÃO DO SEU TEMPO

  • - Introdução:
    • . A gestão do tempo como fator de otimização de resultados pessoais e profissionais.
    • . Tempo Racional + Tempo Emocional + Tempo Biológico.
  • - Autoavaliação da administração do seu tempo:
    • . Como você usa seu tempo?
    • . Identificando seus principais desperdiçadores de tempo.
    • . Avaliação de hábitos e atitudes que diminuem seu tempo.
  • - Dicas práticas para obter mais tempo produtivo:
    • . Como eliminar os seus maiores desperdiçadores de tempo?
    • . Experimentação de recursos próprios.
    • . Autodisciplina.
  • - Otimizando o resultado:
    • . Identificar, diagnosticar e revisar contextos engessados.
    • . Considerar sempre a possibilidade de fazer melhor.

MÓDULO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

CONVERSANDO SOBRE COMUNICAÇÃO

  • - A influência da boa comunicação corporativa.
  • - Os elementos constitutivos do processo de comunicação.
  • - O que são ruídos no processo comunicativo.

O USO DA LINGUAGEM

  • - Como falar a linguagem do cliente interno e externo.
  • - Como trabalhar os níveis formal e informal da linguagem.
  • - Como adaptar a linguagem às diversas situações comunicativas.
  • - Como ser simples sem ser simplório.

O USO DA PALAVRA

  • - A importância de um bom vocabulário na comunicação oral.
  • - A importância da precisão de sentido para uma comunicação eficaz.
  • - A substituição de termos genéricos por outros de conteúdo específico.

EVITANDO OS VÍCIOS DE LINGUAGEM

  • - Pronúncia correta de palavras frequentes.
  • - Uso correto da palavra e seu significado.
  • - Concordância dos verbos ser / fazer / haver:
    • . em data e hora, indicação de tempo, sentido de existir.
  • - Concordância verbal:
    • . com números e expressões do tipo maioria, minoria, boa parte, metade de, etc.
  • - Plural das palavras terminadas em “ão”.
  • - Emprego dos pronomes pessoais mim, eu, conosco, você e si.
  • - O bom e o mal emprego do gerúndio.
  • - A substituição de clichês, jargões e frases feitas.
  • - Os modismos de linguagem.
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Taxa de Inscrição:

R$ 1.590,00 - Até 04/09/2015
R$ 1.700,00 - Após 04/09/2015

Inclusos:
almoço, coffee break, material didático e certificado

Carga horária:
16 horas (2 dias)

Informações adicionais
com Vera ou Adriana
Telefone de contato

INSTRUTORES

  • Maria de Fátima Salvador
  • Maria de Fátima Salvador

    FORMAÇÃO
    Psicóloga com Pós-graduação em Recursos Humanos pelo IAG-Master da PUC-Rio de Janeiro.

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
    Possui experiência na Área de Treinamento, Recrutamento e Seleção, Comunicação e Projetos de Qualidade Total. Atuou como Analista de Recursos Humanos nas seguintes empresas: Banco Nacional, Golden Cross, Mesbla e Teletrim. Atualmente é consultora de Recursos Humanos, desenvolvendo projetos organizacionais, treinamento e recrutamento e seleção.

    INSTRUTORA DE CURSOS COMPORTAMENTAIS
    Instrutora de Cursos Comportamentais nas áreas de Atendimento ao Cliente, Administração do Tempo, Equipes, Relacionamento Interpessoal, Marketing Pessoal, Comunicação, Ética Empresarial e Técnicas de Apresentação.

    Realizou projeto de Secretárias em Desenvolvimento para o Bradesco Seguros, Rio de Janeiro Refrescos (Coca-Cola) e Laboratório Roche, onde ministrou treinamento para assistentes do nível gerencial e de diretoria.

  • Carlos Alberto Motta
  • Carlos Alberto Motta

    FORMAÇÃO
    Graduado em Letras (Português-Literatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

    CONSULTOR E INSTRUTOR
    Consultor nas áreas de Comunicação e Marketing, com projetos desenvolvidos com sucesso para empresas como: Firjan, Sesi, Senai, Petrobras, BR Distribuidora, Petróleo Ipiranga, Vale, Unimed, Previ, Petros, ANS, Ancine, TV Brasil, Rádio Mec, Gas Natural, Globonews, Inmetro, Acergy do Brasil, entre outras.

    Foi professor da Escola de Criação, da Graduação em Comunicação Social e da Pós-Graduação em Comunicação da ESPM.

    Coautor dos manuais de Redação da Golden Cross, do Senac RS), do Grupo O Liberal e da Petrobras Distribuidora. Também é autor dos manuais de Comunicação Corporativa da Gas Natural e da PwC.

    LIVROS PUBLICADOS
    Guia de Referência Promocional (Senai/DN), Como escrever melhor (Publifolha), Writing Skills (Ed. Dorling Kindersley), Como escrever textos técnicos (Ed. Thomson Learning).

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